3 dicas para aumentar as taxas de conversão por email

por Rafael Damasceno

* O post abaixo é de autoria dos nossos amigos da Vidmonsters

Se tem um problema que a maioria das empresas enfrentam em suas estratégias de marketing digital é aumentar a taxa de conversão por email.

Pense em quantos e-mails você recebe por dia. Se você é como a maioria das pessoas, sua caixa de entrada é inundada com mensagens diárias; algumas você abre e algumas você exclui sem nem olhar.

Agora pense nos e-mails que você abre. Você os lê? Você clica nos links? Eles te convencem a fazer uma compra? O e-mail marketing pode ser uma ótima maneira de estimular potenciais compradores e gerar vendas, mas a concorrência pela atenção é grande!

Então, o que faz com que seus e-mails se destaquem do resto? Há uma arte para criar um e-mail atraente, e essa arte é a diferença entre uma venda e a lixeira.

Separamos 3 dicas para aumentar suas taxas de conversão de e-mail, o que, por sua vez, aumentará suas vendas e o ROI dessa estratégia. Então, se você não está vendo uma maneira de acertar nos e-mails da sua empresa, é hora de mudar!

A importância de uma boa estratégia de e-mail marketing

O e-mail é uma grande parte de nossas vidas como profissionais, indivíduos e, sim, até mesmo consumidores.

De acordo com pesquisa, existem algumas estatísticas que evidenciam os benefícios do e-mail marketing para a sua empresa.

  • 57% das empresas fazem investimentos nessa estratégia visando o desenvolvimento de um melhor relacionamento com seus clientes;
  • 52,1% das empresas que utilizam o e-mail marketing acabam se considerando de moderadas e muito bem-sucedidas;
  • 73,5% de pessoas que recebem esse tipo de e-mail relatam gostar da forma de marketing;
  • 96,7% de pessoas que têm contato com o e-mail marketing acreditam em sua eficácia.

Isso representa uma ótima oportunidade para empresas de todos os portes atingirem seu mercado-alvo, não importando qual seja a classificação de seu público.

Ao adicionar o e-mail marketing à sua lista de táticas de marketing digital, as empresas podem melhorar seu alcance e visibilidade, permitindo que eles se envolvam e convertam mais leads em uma base consistente.

O e-mail marketing não apenas permite que você aproveite a perspectiva de alcançar um grande grupo de pessoas, mas esse meio também pode oferecer benefícios que outras táticas de marketing digital não podem oferecer.

Também permite que você personalize suas mensagens e personalize as mensagens com base nas ações do cliente. Você também pode segmentar seus públicos-alvo para garantir que os leads certos recebam as informações de maior impacto nos momentos mais eficazes.

Quais as métricas mais importantes para acompanhar?

Se você quiser saber exatamente o desempenho de uma campanha de e-mail para medir seu sucesso em ajudá-lo a alcançar suas metas, deverá descobrir quais métricas precisará acompanhar para determinar como está progredindo em direção a essas metas.

Vamos dar uma olhada nessas dicas e deixar claro por que elas são importantes para sua campanha de e-mail.

Taxa de abertura

A taxa de abertura é muitas vezes a figura em que os profissionais de marketing se concentram. Representa quantas pessoas abriram seu e-mail. Naturalmente, estamos procurando o maior número possível aqui. Quanto mais pessoas abrirem seus e-mails, maiores serão as chances de convertê-los ou direcioná-los de volta ao seu website.

Uma alta taxa de abertura também sugere certa lealdade. Isso significa que seus assinantes estão ansiosos para abrir seus e-mails e ver o que está dentro deles. Um exemplo: A taxa média de abertura de uma empresa de e-commerce, por exemplo, é de 16,71%, portanto, se você está indo além disso, bom trabalho!

Mas, não confie apenas na taxa de abertura. Precisamos ir mais fundo para ver como seus assinantes estão agindo.

Taxa de click

A taxa de cliques (CTR), um indicador comumente usado para medir a eficácia de uma campanha de e-mail, pois é a proporção de usuários que clicam em um link específico até o número total de usuários que visualizam o e-mail.

Você nunca deve ignorá-la, pois ela fornece informações diretas sobre quantas pessoas na sua lista estão envolvidas com seu conteúdo e interessadas em saber mais sobre sua empresa ou sua oferta.

Taxa de inatividade

Os profissionais de marketing definem os assinantes de e-mail inativos como “assinantes que não se envolveram com suas campanhas de e-mail marketing por um determinado período de tempo”. Este período de tempo depende do negócio. O engajamento é geralmente definido como o número de e-mails abertos ou clicados.

Quanto maior a taxa de inatividade você tiver, menor a probabilidade de seu e-mail chegar ao assinante e maior risco de ser marcado como spam ou pior, você se tornar membro da lista negra, com nenhum dos seus e-mails sendo entregue. E ninguém quer isso, não é mesmo?

Em vez disso, queremos que nossos assinantes de e-mail realizem ações positivas de engajamento em suas campanhas de e-mail. Isso leva a melhores taxas de resposta, maior confiança do remetente de domínio e, em geral, melhores taxas de entrega.

Taxa de engajamento

Esta métrica de e-mail informa a eficácia da mensagem de marketing por e-mail em termos de motivar os destinatários a clicar em um link de call to action depois de abrirem seu e-mail.

É também uma valiosa métrica para avaliar suas ofertas e seus apelos à ação. Para determinar sua taxa de engajamento para uma campanha de e-mail, divida o número de indivíduos únicos que clicaram pelo número exclusivo de pessoas que abriram.

Imagine que você faça uma campanha do Google AdWords que adicione 1.000 pessoas à sua lista de 100.000. Além disso, imagine que essas novas pessoas não continuem a se envolver muito. Matematicamente falando, a taxa de cliques exclusiva cairá.

Mas se a sua taxa de engajamento permanecer a mesma, suas campanhas de e-mail provavelmente ainda terão um bom desempenho e envolverão as pessoas que abrirem.

Taxa de conversão

Taxa de conversão, no contexto do e-mail marketing, significa a porcentagem de destinatários que clicaram em um link e concluíram uma ação desejada, como o preenchimento de um formulário para geração de leads, participação em uma atividade ou compra de um produto.

Não importa quantos destinatários de e-mail tenha clicado em seu e-mail, isso não significa nada se eles se recusarem a realizar a ação solicitada. Em vista disso, a taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para determinar até que ponto você está atingindo a meta da sua campanha de e-mail, que está diretamente relacionada à frase de chamariz.

3 dicas para aumentar a taxa de conversão por e-mail

Enviar comunicações oportunas e relevantes ao seu arquivo de e-mail é uma necessidade para direcionar tráfego qualificado para seu site.

Simplesmente aumentar seus números de tráfego pode ser o primeiro passo, mas isso não significará nada até que esses visitantes sejam convertidos em compradores.

Abaixo estão três dicas para otimizar seu programa de e-mail para ajudar a aumentar sua taxa de conversão.

Faça teste A/B

O teste A/B não é difícil de entender. Você começa criando uma hipótese sobre um determinado elemento e, em seguida, executa um teste para ver se sua teoria estava correta.

Para fazer isso, você cria duas versões diferentes do seu site. Metade do tráfego será enviado para uma versão e a outra metade será direcionada para a variação.

Não envie spam

Está se tornando mais difícil para os profissionais de marketing de e-mail contornar os filtros de spam. O motivo é que o influxo de falsificação forçou os provedores de e-mail a melhorar sua segurança para garantir a segurança de seus usuários.

Para evitar que seus e-mails acabem na pasta de spam, verifique se seu domínio possui certificados válidos.

Os filtros de spam inspecionam automaticamente seu domínio para ver se essas chaves são falsificadas. Você também pode garantir que não está na lista negra, verificando a pontuação do remetente.

Insira vídeos no e-mail marketing

Os humanos adoram assistir compulsivamente a vídeos porque nosso cérebro o processa o 60.000 vezes mais rápido que o texto. O vídeo marketing é divertido, visual e facilmente subutilizado para converter leads.

Para se ter uma ideia desse potencial, landing pages com vídeos  podem aumentar sua taxa de conversão em 80%.

Para que seu e-mail realmente seja lido e as taxas de conversão por email aumentem, é necessário sair da zona de conforto e inovar. Por isso, não perca tempo e comece agora a inserir vídeos no email marketing da sua empresa.

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