Anatomia de Landing Page que converte: saiba todos os elementos e gere mais resultados

por Rafael Damasceno

Criar uma landing page nos dias de hoje é uma tarefa simples para quem usa alguma ferramenta de marketing. A anatomia da Landing Page já está basicamente pré-configurada sem a necessidade sequer de conhecimentos de programação.

Isso por um lado é bom, mas por outro relaxa o profissional em relação a busca de conhecimento sobre o que realmente significa cada elemento de uma landing page e como tirar o melhor deles.

Usar alguma ferramentas para facilitar o dia a dia é excelente e agradecemos muito por isso, somente devemos nos atentar sobre os conceitos para usar essa facilidade da melhor forma possível para trazer resultados.

Pensando nisso, criamos esse artigo com a anatomia da landing pages que convertem de verdade! Vamos mostrar todos os seus elementos, exemplos e como usá-los para trazer melhores resultados para seu negócio.

O que é Landing Page?

Pelo conceito, landing page é uma “página de aterrissagem”, que basicamente é a primeira página que o usuário vê quando chega em seu site, independente da origem dele.

Na prática, é uma única página que convença o usuário que entrou a realizar a ação desejada. Essa ação pode ser o cadastro em uma newsletter, preenchimento de um formulário para baixar um e-book ou a compra do seu produto ou serviço.

#Dica 1 – Propósito

Antes de pensarmos sobre os elementos da anatomia de uma landing page, devemos entender qual o propósito ou objetivo dessa landing page.

Qual o motivo da existência dessa landing page? Qual ação o usuário deve realizar quando entrar nessa landing page? É comprar seu produto? Baixar um e-book? Cadastrar para um webinar?

Esse propósito é o primeiro passo da anatomia de uma landing page e tem que estar bem claro no momento de criação.

A nossa dica é fazer um brainstorming e criar um mapa mental com esse objetivo claro e os benefícios do usuário ao realizar esse objetivo (esses benefícios irão ajudar mais a frente).

#Dica 2 – Cores

A cor é um elemento importante para o design da anatomia da landing page. Acredite, usar cores erradas podem atrapalhar a experiência do usuário e diminuir a conversão da sua landing page.

Tudo bem, mas como eu uso as cores de forma correta? Nossa primeira sugestão é ver quais são as cores da sua logomarca e quais cores harmonizam com ela.

Para facilitar, utilize a ferramenta Palletton. Ao colocar a cor desejada, ele mostra quais são as cores que harmonizam e qual a cor complementar que pode ser usada como contraste.

Essa cor de contraste geralmente é usada para destacar elementos importantes como os títulos, formulários, botões de CTAs etc. Isso chamará a atenção do visitante para o elemento desejado aumentando as chances de conversão.

#Dica 3 – Títulos e Subtítulos

Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão “a primeira impressão é a que fica”. Para landing pages não é diferente, você tem que conquistar o seu visitante no primeiro momento que ele visita a sua página.

Para isso, o título é uma parte da anatomia da landing page muito poderosa, pois provavelmente será uma das primeiras coisas que o usuário verá.

Para fazer um título que seja apelativo, lembre-se do objetivo definido para sua landing page. Veja essa landing page de exemplo, 30 dicas para aumentar conversões hoje:

anatomia landing page exemplo

O título deixa bem claro qual benefício o usuário terá ao baixar o material: aumentar as conversões hoje! E é justamente o que o e-book tem como objetivo, dar dicas rápidas e práticas que podem ter resultados no mesmo dia.

Quanto mais informação ou mais valiosa é a informação que você pretende captar dos seus visitantes, maior valor o seu material deve entregar. Pense nisso, porque alguém incluiria o telefone pessoal para contato ou o maior problema que sua empresa enfrenta hoje?

#Dica 4 – Descrição e Benefícios

A parte da descrição e benefícios na anatomia de uma landing page está ligada ao que falamos no tópico anterior. Elas servem como uma ferramenta a mais de convencimento para o usuário realizar a ação desejada, ou seja, converter!

O leitor quando entra em uma página geralmente “escaneia” o conteúdo para ver os principais pontos, e se houver interesse, ele lerá com mais atenção.

Para prender a atenção podemos usar alguns recursos, mas o mais importante é incluir as descrições e benefícios de forma objetiva e usando técnicas de copywriting.

E se você não sabe o que é copywriting, nós podemos resumir como uma escrita com foco comercial que usa técnicas para convencer o leitor realizar uma ação. Nesses dois artigos que destacamos acima você irá aprender as melhores técnicas para escrever dessa forma.

Dando um exemplo para ficar mais claro, ainda sobre a landing page que citamos anteriormente, veja esses tópicos:

anatomia landing pages benefícios

Logo no início, ela mostra o benefício que é melhorar a taxa de conversão sem investir muito tempo e dinheiro (que não quer?)

Depois, de forma bem objetiva, descreve o que o usuário irá aprender baixando o e-book, como qual a cor que mais converte, ferramentas que prejudicam a conversão e etc.

#Dica 5 – Imagens e Vídeos

Imagens ou vídeos são ferramentas poderosas para engajar o visitante e ilustrar o conteúdo da sua página.

Para usar imagens que convertem, nós temos as seguintes dicas:

  • Use imagens de qualidade. Caso esteja difícil encontrar existem sites como o Pexels, Pixabay ou Unplash, que são banco de imagens gratuitos
  • No caso de produtos, coloque-os em um fundo branco para destacar e não ter outro fator que tire a atenção
  • Para e-books podemos colocar imagens de partes do conteúdo
  • Aposte em usar imagens com pessoas, isso aumentará a identificação do usuário com o conteúdo
  • Use setas ou pessoas apontando para o seu CTA. Isso potencializará a importância daquela área para o usuário.

Para vídeos, nós temos as seguintes dicas que você pode adaptar de acordo com o objetivo da sua landing page:

  • Faça vídeos objetivos e curtos, tente passar a mensagem o mais rápido possível.
  • Use depoimentos de quem leu o seu conteúdo ou usou o seu produto em formato de vídeo para gerar mais engajamento.
  • Para produtos ou serviços use vídeos demonstrando e explicando como funciona a sua solução.
  • Outra opção é fazer um vídeo explicativo dos benefícios e vantagens que o usuário terá ao realizar a ação desejada.

#Dica 6 – Formulários e CTAs

Essa é uma parte essencial da anatomia da landing page, pois é onde de fato o usuário irá realizar a ação que sua empresa deseja.

Os formulários são os campos nos quais o visitante irá escrever suas informações para receber em troca o benefício da landing page.

Como exemplo de formulário podemos ver essa landing page webinar CRO para SEM:

anatomia landing page formulários

Podemos observar que no final do formulário existe um botão (‘Assistir à Palestra’) que é onde de fato será validada a conversão e transformará o visitante em lead ou então cliente.

Imagine, toda essa dedicação, mas quando chegar no formulário o usuário não consiga (ou queira) converter? Para evitar isso, listamos as melhores práticas para formulários e CTAs:

  • Peça informações de acordo com o seu objetivo: pedir informações desnecessárias podem atrapalhar na conversão do seu visitante. Em qual etapa do funil de marketing esse conteúdo está e quais as informações necessárias? Para uma landing page muito topo de funil evite colocar campos pessoais como documento, salário, faturamento da empresa, etc.
  • Indique que o visitante não receberá spam: muitas pessoas não gostam de cadastrar em um site, pois tem receio que de receber muitos conteúdos e spam. Indique no formulário que sua empresa só irá enviar conteúdos relevantes do tema e não enviará promoções ou spam.
  • Use o autocompletar e exemplos: ajude o usuário, habilite a opção de autocompletar informação, sugerindo que os campos já sejam preenchidos por dados que ele tenha salvado em cache anteriormente. Ou então, antes do visitante digitar o campo mostre algum exemplo melhorando a usabilidade e conversão.

  • Coloque ações ou benefícios no botão de CTA: para indicar ao usuário qual ação acontecerá após ele preencher a informação, escreva a mesma no botão (como o exemplo de ‘assistir à palestra’ ali acima). Outra opção interessante é colocar o benefício de realizar essa ação escrito no botão de CTA, como por exemplo, “quero vender mais”, “ter mais resultados”, “aumentar minha conversão”.

#Dica 7 – Aprovação Social

Um aspecto essencial na anatomia de uma landing page é a aprovação social. Muitas pessoas possuem dúvidas e questionamentos em relação à qualidade do produto ou então do conteúdo.

Para quebrar essa barreira, boas landing pages reservam um espaço para colocar argumentos que irão aumentar a confiança do visitante da página. Para isso, podem ser utilizadas as seguintes técnicas:

  • Depoimentos de clientes: nada melhor para gerar confiança do que ver uma pessoal real dando um depoimento sobre um serviço ou produto. Você pode colocar um breve parágrafo desse depoimento e mostrar em números qual foi o resultado alcançado pelo cliente.
  • Empresas que confiam no seu serviço: outra forma de gerar confiança é colocar logos das empresas que são clientes do seu negócio. Dê preferência para empresas mais conhecidas no mercado.
  • Depoimentos de quem viu seu conteúdo: para quem está criando uma landing page para algum material rico, também pode usar depoimentos a seu favor. Peça para algumas pessoas que usaram seu conteúdo falarem sobre o que aprenderam e como ajudou no seu dia a dia.

Veja alguns exemplos de aprovação social abaixo:

anatomia landing page depoimentos

#HACK – Modelo Design Anatomia de Landing Page

Esperamos que tenha descoberto novas informações sobre os elementos da anatomia de landing page. Fique a vontade para comentar outras dúvidas que possa ter logo abaixo.

O nosso hack é para te ajudar a implementar o novo design da sua landing hoje!

Para isso, criamos um modelo para download com um template landing page. Nele você encontra toda a estrutura de anatomia de landing page que citamos aqui com anotações do uso correto e outras informações.

Um dos pontos essenciais no marketing é sempre continuar aprimorando suas técnicas e resultados. Por isso, aconselhamos que você continue estudando sobre otimização de conversão (CRO) para fazer mais testes e melhorar os resultados da sua empresa.

E se você quer colocar a conversão do seu site em outro nível, nós da Supersonic temos a busca incessante por melhores taxas de conversão no nosso DNA. Estamos sempre analisando em cima de dados as melhores estratégias de conversão. Converse com nossa equipe para conhecer melhor nosso trabalho e como podemos te ajudar.

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