Como aumentar a taxa de conversão de um site? 4 formas de estudo e mais 10 hacks práticos

por Rafael Damasceno

Nem sempre é fácil descobrir como aumentar a taxa de conversão de um site. Às vezes pode parecer como um labirinto, existem vários caminhos, mas só uma saída para o sucesso. Você pode tanto fazer um estudo mais aprofundado de CRO (e também um pouco mais demorado), como também testar algumas dicas práticas e rápidas (levando poucas horas, ou até mesmo minutos) que podem te trazer resultados em dias.

Por isso, nesse post vamos trazer informações completas sobre esses duas formas: dicas para estudar seu público e repensar a forma como seu site está construído, e em segundo, vamos dar uma série de pequenos hacks que você pode começar a testar agora mesmo em seu site para aumentar sua conversão.

Vamos lá?

Faça pesquisas com usuários e clientes

Otimizar uma página na internet sem saber de fato o que os usuários querem é um erro muito comum, afinal, de que adianta criar uma política de frete diferenciada se na verdade seu usuário compraria mais se seu produto pudesse ser dividido em mais parcelas? Isso não ajudará a aumentar a taxa de conversão do seu site e só irá dar mais trabalho a equipe de marketing.

Fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes é o primeiro passo, assim você consegue entender quais foram os pontos positivos e negativos na experiência de compra do seu cliente. A partir dessa pesquisa você já terá centenas de feedbacks, foque primeiro no que for mais recorrente entre as respostas e de fácil implementação, depois parta para os feedbacks mais aprofundados.

O segundo passo é fazer uma pesquisa no próprio site com os usuários que estão navegando. Você pode usar um plugin automatizado que identifica algum comportamento do usuário, previamente configurado. Por exemplo, o usuário está a mais de 5 minutos na página de compra, sendo que a média do site é de 3 minutos, provavelmente ele tem uma dúvida (ou várias). Nesse momento, um pop up pode aparecer com algumas perguntas rápidas para identificar o que está causando o atrito e porquê esse usuário não está avançando na compra.

O Hotjar é um aplicativo comumente usado para esse tipo de pesquisa, além de coletar outros dados como mapa de calor, etapas de navegação e etc. (veja o que é Hotjar e como usar as funcionalidades dele para alavancar suas conversões)

Aposte no Copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita comercial que utiliza de mecanismos da psicologia da persuasão para atuar no consciente e subconsciente do leitor e convencê-lo sobre um determinado assunto.

No fim, o objetivo é um só: escrever um excelente texto para gerar mais conversões.

Existem diversas técnicas de copywriting, mas em resumo:

  • O texto deve ser claro e objetivo, lógico e de leitura agradável:
  • Usar frases e parágrafos curtos
  • Evitar repetições de palavras
  • Dar exemplos realistas e próximo ao mundo do leitor

Um bom copywriting ajuda até mesmo na usabilidade do site, como veremos a seguir.

Saiba mais sobre o que é copywriting nesse conteúdo de nosso blog.

Avalie a usabilidade do site

A usabilidade do site é sempre um fator a estar de olho quando se pensa em como aumentar a taxa de conversão. Esse é um trabalho constante, já que o comportamento de compra do usuário tem mudado rapidamente.

Tente lembrar, há alguns anos atrás nenhum site exibia um número de Whatsapp para entrar em contato para dúvidas, ou até mesmo para fazer uma compra. Hoje, muitos sites têm oferecido esse canal como uma opção ao cliente e inclusive já vemos até alguns cases de sucesso por aí.

Mas voltando a usabilidade! Melhorar a experiência do usuário no site é criar uma página agradável para leitura e visualização, e como fazer isso?

  • Com textos direto ao ponto, claro e contextualizado
  • Informações relevantes, que façam sentido para cada página e etapa do usuário
  • Site adaptado para dispositivo móveis
  • Imagens de boa qualidade
  • E mais

Da mesma forma que o copywriting, existem dezenas de técnicas de UX – User Experience ou Experiência do Usuário que sua equipe de design pode aplicar em seu site.

Lembre-se do fator humano

Os seus clientes não podem ser só mais um número na tabela de metas da área de vendas. Manter sempre em mente que do outro da tela existe uma outra pessoa que está interessada no seu produto ou serviço é a chave para aumentar sua taxa de conversão.

A dica é: pare e olhe seu site como um todo com outros olhos, com a visão de cliente. Se pergunte:

  • A informação está clara?
  • Seu site passa confiança ou está um pouco amador?
  • É fácil encontrar as informações e navegar entre as páginas?
  • Os dados de contatos (telefone, e-mail, chat, Whatsapp) estão bem acessíveis?
  • Você compraria do seu site?

Uma pesquisa revelou que cerca de 67% dos consumidores vão ler cerca de 6 reviews e depoimentos antes de realizar uma compra. Incluir depoimentos de texto, imagens e até vídeos é uma forma de tornar o contato entre a sua empresa e o cliente mais humano. Isso se chama “prova social” e nada mais é do que dar uma prova ao usuário de que aquele serviço ou produto foi comprado verdadeiramente e testado por outra pessoa. Pronto, está aí o calor humano que seu site precisa.

Hacks para aumentar a taxa de conversão

Agora você já está mais perto de aumentar a taxa de conversão do seu site. Para facilitar esse processo inicial ainda mais, fizemos uma lista com dicas rápidas de CRO (Conversion Rate Optimization) para você aplicar agora mesmo em seu site.

1) Tenha um equilíbrio entre os números de campos a serem preenchidos: o usuário está com pouco tempo, então, tanto para páginas de cadastros, compra ou até para uma página de captação de leads, peça somente as informações necessárias.

2) Diminua o esforço do usuário: o que significa isso? Que sempre que puder diminuir a quantidade de esforço que um usuário precisa fazer para concluir uma ação, faça! Alguns exemplos: diminuir o número de páginas no funil de compra, ter opção de cadastro por Facebook, Linkedin ou Gmail, salvar as informações principais do cliente pra quando ele fazer o login e efetuar uma compra só tenha que confirmar os dados, e por aí vai.  O site do Submarino te dá a opção de fazer o login, fazer o cadastro como o plugin do Facebook ou um link abaixo para fazer uma inscrição através do e-mails. Menos campos e mais facilidade para o usuário.

como aumentar taxa de conversao submarino

3) Adicione uma garantia: diminuir as dúvidas do usuário é uma das chave para aumentar a taxa de conversão. Uma garantia de devolução ou troca em até um prazo determinado pode ajudar a dar mais confiança de que, mesmo que ele não encontre o produto perfeito de início, ele poderá trocar ou devolver. É importantíssimo lembrar dessas garantias no momento certo. Vamos supor que na sua landing page / home page, a informação esteja muito destacada, porém na hora de realizar o pagamento, não tem mais nenhuma informação sobre devolução ou troca. O visitante novo, desconfiado, pode ficar na dúvida e desistir. Tudo que pode gerar dúvida e questionamento deve ser lembrado na finalização do checkout para matar 100% dos receios do comprador. A Chico Rei, um e-commerce de camisetas criativas, explora suas garantias e vantagens logo na Home do site: “Primeira troca grátis”, “4x sem juros no cartão”, etc.

como aumentar taxa de conversão

4) Relação entre anúncios e páginas: quanto maior a relação entre o que é ofertado em um anúncio e a página que ele for direcionado, melhor. Imagine clicar em um anúncio de tênis para crianças e cair na Home do site? O Adwords por exemplo mede essa adequação entre anúncio e landing page com o Quality Score, um índice de qualidade que influencia no valor final que você vai pagar comprando as palavras-chaves. Apesar do anúncio aparecer num motor de busca ou em outro site, do ponto de vista do usuário, isso não faz diferença. Se ele clicou num anúncio que oferece algum desconto ou fala de frete grátis, essas informações devem ser as primeiras a aparecer na landing page onde ele chega.

5) Teste variações dos botões de compra: mudar o texto do CTA pode trazer resultados surpreendentes. Uma abordagem mais próxima e que gere conexão com a ação realizada é essencial. Uma passagem de avião pode ter um CTA “reserve seu lugar”, “garanta seu assento” e já uma página de cadastro de revendedores pode ser “quero ser um revendedor” ou “quero ganhar dinheiro revendendo”, etc. No entanto, às vezes pequenas mudanças de copywritting não são suficientes para trazer resultados significativas, e é preciso rever a comunicação inteira da página ou do site para trazer mudanças mais disruptivas.

6) Deixe seus usuários animados: um texto otimista e animador pode fortalecer a sensação prazerosa que o usuário tem ao realizar uma compra. Se possível, explore isso nos textos do site. Esse esforço é chamado de Psicologia Positiva, que nada mais é do que gerar sensações positivas no usuário ao criar gatilhos, imagens e textos que sejam prazerosos para ele. Isso pode ser aplicado tanto de forma visual e textual, como até mesmo na forma mais palpável por exemplo de um desconto ou brinde assim que o usuário completa a ação.

7) Ofereça diferentes opções de pagamento: você sabia que 80% dos usuários se sentem mais seguros ao ver uma bandeiras de cartões e empresas reconhecidas? Por isso, fornecer uma série de opções de meio de pagamento pode facilitar a compra. Boleto, cartão de crédito, transferência bancária e intermediadores como Paypal são os essenciais para uma loja virtual.

8) Use imagens de boa qualidade: 92,6% dos usuários dizem que uma boa imagem é o fator que mais influencia uma compra. Se for um e-commerce, imagens em alta qualidade que possibilitem o zoom vão influenciar diretamente a conversão. Se é uma página de serviços, pode-se usar imagens de projetos reais para exemplificar ao usuário o que ele pode esperar de resultado final.

9) Use uma única cor para o CTA (em todas as páginas): você precisa condicionar o usuário de que aquele botão abre a portinha mágica para compra, por isso, ao definir a cor do botão da compra, mantenha a mesma em todas as páginas e evite usar essa mesma cor em outros elementos do site. O CTA deve estar em destaque na página e deixar óbvio ao usuário onde ele precisa clicar para ir ao próximo passo.

10) Use um chat: acredite, seus usuários vão ter dúvidas. Um chat pode suprir as dúvidas básicas e auxiliar o cliente em sua jornada de compra.

A verdade é que ter um espaço online é igual ter um escritório ou uma loja física. De nada adianta pagar aluguel, funcionários, contas de luz e outros investimentos para trazer dezenas de pessoas a seu espaço e ninguém comprar. Por isso, estar sempre atento as taxas de conversão do site e descobrir formas de aumentá-la é essencial para a saúde do negócio.

Nós da Supersonic temos a busca incessante por melhores taxas de conversão no nosso DNA. Estamos sempre analisando em cima de dados as melhores estratégias de conversão. Se você quer colocar a conversão do seu site em outro nível, converse com nossa equipe, ficaremos felizes em ajudar!

Comentários