Como definir o seu público alvo com ferramentas de marketing digital?

por Pierre

Todo empresa passa pelo processo de definição de público alvo. Seja um empreendedor no momento de criação de uma nova Startup ou até a Apple no momento de desenvolver uma nova linha de produtos. E esse processo sendo bem feito, consequentemente, leva a uma melhor taxa de conversão em vendas.

A evolução tecnológica só tem nos ajudado em todo esse processo, por isso, nesse conteúdo vamos te explicar como definir o seu público alvo usando ferramentas de marketing digital para trazer o usuário certo, para o lugar certo, aumentando assim suas conversões.

Selecionamos seis ferramentas e mais um case de sucesso para abrir sua cabeça em relação ao processo de estudo e definição de público alvo e personas. Vamos lá?

Ferramentas de marketing digital para definir seu público alvo

1) Audience Insights Facebook

A ferramenta Audience Insights do Facebook, como o próprio nome já sugere, te dá insights sobre a audiência da sua página ou de uma segmentação fictícia que você pode criar e analisar dados demográficos, como idade, estado civil, escolaridade, região e muito mais.

Além de conseguir analisar de forma comparativa com o público do Facebook em geral.

Para ficar mais claro, fizemos uma análise com os seguidores de uma página de produtos artesanais e naturais de Juiz de Fora, Minas Gerais. Conseguimos verificar que 100% dos seguidores estão fazendo ou já possuem um curso superior e 70% estão em um relacionamento sério ou casado, sendo 74% a mais que a média dos usuários em geral do Facebook.

Além desses dados, foi possível ver as outras páginas que esses seguidores acompanham, nesse caso apareceram vários opções da cidade mesmo.

O interesse ao usar essa ferramenta para definir seu público alvo é que você pode partir a análise da sua própria página no Facebook ou criar um público fictício. Assim, você pode, por exemplo, selecionar moradores do Rio de Janeiro que usam Iphone e ver pelos dados como eles usam a rede social, que outras páginas eles acompanham, qual a média de idade, estado civil, escolaridade e muitos outros dados ricos para uma boa definição de público alvo.

2) Similarweb

O Similarweb é uma ferramenta para avaliar uma das principais métricas de marketing digital: tráfego de site e blog, mas não do seu site e sim dos seus concorrentes.

É isso mesmo, ela é uma ferramenta gratuita (com funcionalidades limitadas) que permite fazer comparativos entre seu site, blog ou app e os seus concorrentes.

A ideia é usar ela para entender como os outros sites estão performando nos principais canais (orgânico, e-mail, display, direct e referral) para gerar insights sobre como seu público se comporta e onde ele demonstra maior engajamento.

3) Mindminers

Um dono de empresa ou profissional de marketing não deve somente saber como definir o público alvo, mas também refinar sua persona para chegar em características e perfis mais aprofundados, a fim de criar campanhas de marketing de sucesso.

Em uma pesquisa inicial é possível definir perfis mais macros, mas com o uso de ferramentas como a Mindminers, um software de pesquisa automatizado, é possível realizar pesquisas online com centenas ou milhares de pessoas online, trazendo informações valiosas e aprofundadas para o estudo. A própria ferramenta já possui algumas dezenas de questionários prontos, com metodologias profissionais para te ajudar na coleta de dados.

A vantagem de usar essa ferramenta é poder contar com uma base de milhares de pessoas para segmentar e conversar somente com o público que você acredita ser seu cliente.

É uma forma também de validar seu público alvo, antes mesmo de defini-lo como certo.

4) Hotjar

O Hotjar possui alguns formatos de análises de comportamento do usuário: pode avaliar o comportamento com dados de Heat Map, como também com gravação da navegação do usuário ou com a boa e velha pesquisa em pop ups.

O interessante aqui é unir todas essas funcionalidades para ter insights mais valiosos. Você pode, por exemplo, identificar que os usuários do seu site estão navegando, lendo seu conteúdo da página até o final, mas abandonando o carrinho na etapa do cálculo do frete.

Uma pesquisa de soft pop up perguntando, por exemplo, qual preço médio a pessoa pretende gastar no site, pode ajudar no embasamento de uma campanha que libere o frete grátis ao chegar nesse valor, alavancando assim suas conversões de vendas.

5) Pesquisa com seus clientes

Uma forma mais simples, mas sempre útil para te ajudar a definir seu público alvo é fazendo pesquisas com sua própria base de clientes. Você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Forms ou Typeform para fazer pesquisas rápidas e pontuais.

Elas não vão te ajudar com tantas informações pertinentes e questionários pré prontos (como a MindMiners), mas podem ser um aliado para ações a curto prazo.

6) Palavras Chaves no Keyword Planner

Nem só de criação de anúncios no Google AdWords, se usa o Keyword Planner. Essa ferramenta gratuita do Google pode dar insights valiosos sobre como o seu público se comporta e busca por informações do seu produto na internet.

Por ser do Google, essa é a ferramenta que vai te dar mais informações precisas em relação ao comportamento do usuário nos mecanismos de busca.

Ela se baseia no enorme banco de dados do Google e existem algumas formas de filtrar a informação. Uma delas, por exemplo, é usar a opção de “Procurar novas palavras chaves usando uma frase, um website ou uma categoria”.

Nessa opção da ferramenta, como o próprio nome já diz, você pode incluir algumas palavras chaves (ou um link de site) e pedir ideias e sinônimos relacionados a esses termos. O Keyword Planner vai te retornar uma lista com dezenas de palavras como resultado, todas elas interligadas.

Além de volume de buscas de cada palavra, você consegue observar a tendência de buscas mês a mês (interessante para ver sazonalidade), se é uma palavra concorrida para anunciar e também outras palavras que geralmente são usadas por usuários com o mesmo comportamento.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo. Vamos supor que você pretende abrir uma loja online de produtos veganos. Usando o Keyword Planner, você pode incluir o site de um possível concorrente e ver como os usuários encontram o site, que poderiam ser termos como “e-commerces de produtos veganos”, “lanches veganos” e até mesmo “receitas para veganos”. Assim, você consegue entender como seu público alvo busca a informação na internet, com qual recorrência e sazonalidade.

Como definir o seu público alvo usando o Keyword Planner: Case Pluga

Pierre Veyrat, Especialista em SEO e fundador da agência de SEO BIOSEO, explica que a ferramenta do Keyword Planner é essencial para criar páginas de site, landing pages de divulgação de ebooks e e conteúdos para blogs extremamente direcionados às necessidades que os usuários possuem e estão buscando solucionar na internet.

Pierre explica como fizeram para criar uma página que ranqueia na primeira página do Google para buscas relacionadas a um dos mais famosos meios de pagamento, o Pagseguro:

“Nós mapeamos todas as palavras-chaves long tail procuradas incluindo o termo ‘Pagseguro’ através do Keyword Planner. Ele é uma ferramenta gratuita criada pelo Google para facilitar a criação das suas campanhas de AdWords. Com isso, identificamos palavras-chaves como:

  • Como Funciona pagseguro
  • Como receber pelo pagseguro
  • Taxas do pagseguro
  • Cadastrar no pagseguro
  • Criar conta pagseguro
  • O que é pagseguro
  • API do pagseguro
  • Magento / Woocommerce / WordPress + pagseguro
  • Celular / Maquininha / Leitor do pagseguro
  • sistema de pagamento pagseguro
  • Parcelamento pagseguro
  • Cartão do pagseguro
  • etc.”

Pierre explica que essas palavras chaves foram usadas para estruturar a página. A ideia era responder todas as perguntas das pessoas que procuram informações sobre o PagSeguro. Porém, como são perfis variados, Veyrat diz que também foi muito importante criar uma landing page otimizada e que deixasse bem claro o foco de cada bloco de informação, com títulos grandes e explícitos.

A estratégia foi acompanhar os níveis de usuários no decorrer das informações da página. Para isso, Pierre explica que os primeiros blocos falavam sobre o que era a ferramenta, funcionalidades, para quais perfis eram indicados e outras informações iniciais.

Em seguida, o conteúdo direcionava para quem já estava decidido em usar a ferramenta com o uso de um Call to Action de cadastro, e logo mais, para quem ainda estava em dúvida, apresentava as funcionalidades detalhadas em parágrafos.

Seguindo o mesmo fluxo de um funil de conversão – que acompanha o usuário desde informações mais superficiais no topo até as mais aprofundadas no fundo, mais para o final da página, o conteúdo tinha como objetivo abordar o fato que impulsionou a criação da Landing Page: a Pluga faz integrações que poupam muito tempo de quem usa o Pagseguro.

E como foi feita essa ligação entre o restante do conteúdo?

“Para fazer a ligação com o resto da página, escolhemos colocar aqui o bloco de informação focado em palavras-chaves como: “Pagseguro woocommerce”, ou “Pagseguro WordPress”.

Essas palavras-chaves são procuradas por pessoas que querem vincular o Pagseguro com alguma outra tecnologia. Elas podem até procurar a API do Pagseguro. E, justamente, o que a Pluga faz é criar vínculos entre a API do Pagseguro com outras ferramentas.

E neste momento que apresentamos essas funcionalidades, assim como vários blocos de informação com foco em converter o visitante, com um vídeo explicativo e vários links para artigos do blog.”

Quer ver na prática? Visite a página do Pagseguro na Pluga e veja como eles criaram uma landing page com potencial enorme de conversão e de SEO, 100% baseado na identificação das necessidades que as pessoas expressam no Google.

Se ainda se sente um pouco inseguro em relação a definir estratégias de otimização de conversão para seu site, você pode entrar em contato com uma equipe especializada, como a da Supersonic, que são uma empresa especializada em CRO.

Seja para vender mais na internet ou no mercado offline, saber como definir seu público alvo é um processo essencial no começo de uma empresa ou lançamento de um produto.

Use essas dicas para realizar seu estudo e depois comente aqui os resultados que alcançou!

Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência de criação de estratégias online para campanha de AdWords, Facebook Ads, Linkedin e outras mídias.

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