Como inserir vídeos na sua landing page para aumentar a taxa de conversão

por Rafael Damasceno

* O post abaixo é de autoria dos nossos amigos da VidMonsters.

A otimização das landing pages é um desafio a parte no marketing digital. Como a conversão é o objetivo principal dessas páginas, o resultado está totalmente associado com a forma que o conteúdo é apresentado. E é nesse ponto que a inclusão dos vídeos na sua landing page é fundamental para o alcance de resultados satisfatórios.

Criar uma landing page de sucesso pode ser uma tarefa árdua, mas com certeza é uma estratégia recompensadora. As maiores empresas do mercado sempre apostam nesse formato, por conta da sua relevância e pela facilidade de desenvolver leads ou até clientes.

Porém em um mercado extremamente competitivo, é bem mais difícil de se destacar utilizando apenas técnicas de texto em landing pages. A utilização de vídeos trouxe um diferencial para as páginas, aumentando ainda mais a conversão delas.

O que você verá nesse texto:

  • Criando landing pages que convertem
  • Vídeos aumentam a conversão?
  • Os benefícios do vídeo quando incluídos em uma página de captura
  • Técnicas para incluir vídeos na sua landing page

Landing pages que convertem

Existem diversos tipos de landing pages possíveis de serem produzidas, desde promoções até as TYPs (Thank You Pages), todos com o mesmo objetivo final: a conversão.

Para um bom resultado, é necessário um estudo prévio do público que é almejado converter. Só assim é possível personalizar e adaptar as informações do que será oferecido em troca da conversão, na linguagem perfeita para conversar com essas pessoas.

O mais importante aqui é entender como seu público irá ler e interpretar as informações da página. Com a landing page é possível atingir o consumidor em diversos estágios de um funil de vendas e com isso a linguagem pode mudar.

Os e-books gratuitos, por exemplo, são muito divulgados em landing pages, e costumam não ser o objetivo final de uma estratégia – a venda. Eles são fundamentais no desenvolvimento do relacionamento da marca com os clientes e principalmente no processo de educação deles, convertendo-os em leads qualificados.

O visual, o texto e a quantidade de informações são extremamente impactadas pelo nível de conhecimento do consumidor em relação ao produto e a marca.

Existem landing pages feitas para captar o cliente mesmo que ele não conheça a marca nem o produto, portanto nesse caso é necessário uma descrição melhor do que está sendo oferecido e uma parte gráfica muito fiel ao produto.

Portanto não se limite a construir apenas uma landing page. Inclusive é comprovado que empresas que têm de 10 a 15 landing pages convertem 55% leads a mais do que marcas que têm abaixo de 10 páginas.

Porém, antes de pensar no ambiente macro, onde sua marca controla várias landing pages, é necessário pensar uma a uma, utilizando de técnicas para surpreender seu público.

Os vídeos têm papel fundamental na estruturação dessa páginas e são responsáveis pelo aumento da conversão.

Vídeos são capazes de aumentar a taxa de conversão?

Os vídeos na sua landing page podem determinar o sucesso da sua estratégia. Existem alguns pontos que você precisa ver para entender como é possível as produções audiovisuais terem tanto impacto nesse tipo de ferramenta.

1. Vídeos informam mais que textos

Já ouviu a frase “Uma imagem vale mais que mil palavras”?

Por ser um formato de conteúdo completo (áudio, texto, imagem e som), o vídeo é muito mais atrativo e conseguir passar uma grande quantidade de conteúdo da forma mais compacta possível, diferente do texto, que para passar o mesmo conteúdo demandaria um texto muito extenso e menos dinâmico.

Para se ter uma ideia, 4 vezes mais consumidores preferem assistir um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele. Ou seja, o cliente já está buscando esse formato de conteúdo em primeiro lugar.

2. Vídeos ajudam a tomar decisões de compra

O momento da decisão de compra é onde as marcas que não se destacam nas pesquisas mais sofrem.

Essa falta de distanciamento dos concorrentes pode ser resolvido com a presença dos vídeos na sua landing page. Eles são fundamentais para o consumidor lembrar da sua marca em diversos momentos da jornada de compra dele.

Os vídeos demonstrativos por exemplo, quando assistidos, possibilitam que os consumidores tenham cerca de 2 vezes mais chance de comprar seu produto do que os que não viram o vídeo.

3. Vídeos melhoram o SEO de uma página

O posicionamento nas ferramentas de pesquisa é fundamental para atingir seu público de forma orgânica, e os vídeos se tornaram uma peça importante na estratégia de SEO.

Tanto que já existem práticas relacionadas ao SEO para vídeos, inclusive direcionadas para o Youtube. Aliadas a um bom conteúdo e frequência de postagem, a otimização de páginas com vídeos é considerada muito relevante pelo Google, tornando essa estratégia uma forte opção para esse e os próximos anos.

Com base nas informações acima ficou ainda mais claro o quanto os vídeos são capazes de otimizar as conversões. Agora só falta descobrir como incluí-los nas landing pages. Vamos lá?

Incluindo vídeos na landing page

Não adianta colocar alguns vídeos na sua landing page sem pensar na construção deles. A produção audiovisual não faz nenhum milagre e você precisa seguir certas dicas para conseguir um resultado mais aparente.

Seja breve (use vídeos curtos)

Independentemente de qual conteúdo você vai passar no vídeo, para uma landing page ele precisa ser breve.

Porém isso não quer dizer que você tenha que tirar informações importantes, mas sim compactá-las de forma que o vídeo fique objetivo e dinâmico, para que o visitante assista até o fim.

O tempo ideal para que seu cliente não saia do vídeo é em torno de 2 a 5 minutos de duração. Ele deve servir como uma prévia do produto ou até mesmo de uma campanha de outros vídeos maiores e mais detalhados.

Roteiro com foco em conversão

Todo tipo de vídeo precisa de um roteiro matador, independente do objetivo final dessa produção.

Isso não é diferente para os vídeos focados na conversão de clientes, que necessitam ainda mais de um encaixe perfeito do seu conteúdo.

A manutenção do foco é fundamental para que o vídeo tenha efeito positivo sobre o espectador. Isso gera o fato de que 65% dos espectadores consomem mais de ¾ de todo o conteúdo em vídeo.

Esse tipo de estatística se relaciona bem com os vídeos na sua landing page, então não deixe de trabalhar bem a estrutura da sua produção, fazendo com que o vídeo dê aquele empurrão na conversão de vendas.

Um roteiro é a chave para que a maioria do seu conteúdo em vídeo seja absorvido pelo público, gerando mais afinidade do cliente com o produto e marca.

Uma dica é utilizar as técnicas de Storytelling para vídeos. Elas irão te ajudar a dar uma sequência lógica e simples para todo o conjunto de informações que você precisa passar aos visitantes da página.

O vídeo é coadjuvante aqui

Por mais que seja importante incluir vídeos na sua landing page, não esqueça que o clique no final do seu formulário, em um botão de ‘’compre já’’, de ‘’download’’ ou um ‘’pedido de contato’’, é a parte fundamental de toda essa estrutura.

Sem esse resultado, todo o investimento de criação e produção das estratégias é perdido.

Portanto além de investir no conteúdo que será mostrado, seja em vídeo ou não, trabalhe sempre com a estrutura por inteiro. Desde os pequenos detalhes de design da página, até a divulgação em outras redes e o “pós clique”.

Depois de convertido, entram em jogo outras inúmeras etapas de entrega de serviço, de aproximação da marca com o cliente, do contato direto e o pós venda.

Então estude bem seu público e aplique a estratégia correta para cada situação. Boa sorte!

Esse conteúdo foi produzido pelo time de marketing da VidMonsters. Quer saber mais sobre estratégia de vídeo marketing? Então acesse nosso blog.

Comentários