Dicas de marketing digital: o que precisa mudar em 2018

por Rafael Damasceno

2018 provavelmente será um ano decisivo para você.

Se as suas expectativas não são as melhores, talvez você deva rever seu pensamento. E quem está dizendo isso não sou eu. É o Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil.

De acordo com seus estudos, nosso país provavelmente terá um crescimento consideravelmente mais rápido e mais forte do que o esperado pelo mercado:

ricardo amorim“O desempenho econômico brasileiro no triênio 2014-2016 – com uma média esperada de contração do PIB de 1,6% a.a. – será o segundo pior dos últimos 115 anos. Em todas as outras vezes que houve uma contração do PIB significativa, ela foi seguida de um crescimento bastante acelerado nos anos seguintes.

Se considerarmos essa lógica de “quanto pior a crise, melhores os anos seguintes”, em 2018, podemos estar entrando em um dos períodos de crescimento mais acelerado da história do Brasil.

Você já parou para pensar que um crescimento dessa magnitude pode não acontecer de novo enquanto você estiver vivo?

Esse cenário nos leva a uma simples pergunta:

Sua empresa e os projetos dos quais você faz parte estão preparados para explorar uma oportunidade desse tamanho?

Veja, neste artigo, o que eu acredito serem as melhores dicas de Marketing Digital (e o porquê disso) para aproveitar ao máximo a evolução do país em 2018 e crescer junto com a nossa economia.

Dicas de marketing digital: O que precisa mudarem 2018?

Qual é a porcentagem dos seus recursos (dinheiro e tempo) de Marketing Digital que você gasta para levar visitantes até seu site?

Se você é como a maioria do mercado, essa porcentagem é um valor alto. Certamente MUITO superior aos recursos que você investe no “pós-clique” para transformar essas visitas em dinheiro (clientes ou leads).

Aqui a primeira das dicas de marketing digital: É esse tipo de desequilíbrio que provavelmente está impedindo seus projetos de crescerem em seu máximo potencial.

Afinal, direcionar tráfego para um destino que não está otimizado para converter esses visitantes em clientes é algo semelhante a jogar dinheiro em uma fogueira. Você não dá uma festa sem antes arrumar o salão da mesma. Então, por que você deveria investir em gerar tráfego sem ter páginas eficientes para recebê-lo?

Por isso, você precisa garantir que, em 2018, seus investimentos em Otimização de Conversão (CRO) sejam correspondentes ao seu esforço em geração de tráfego.

E se você está em dúvida sobre a eficiência de CRO, eu vou lhe dar 7 razões pelas quais quem investir em Otimização de Conversão em 2018 terá uma grande vantagem sobre seus concorrentes a curto, médio e longo prazo.

Depois disso, você decide se minha sugestão faz sentido ou não.

Quais serão as vantagens de quem investir em CRO em 2018?

1 ) Mais faturamento

Dicas de marketing digital

Sim, essa dica de marketing digital é bem óbvia. Mas também bem importante.

Quando você aumenta suas conversões, sejam elas vendas diretas ou leads qualificados, a consequência natural é o aumento do seu faturamento. E quem não precisa disso, certo?

2 ) Mais lucro

screen-shot-2016-11-18-at-10-54-13

Dicas de marketing digital

Aqui, as coisas começam a ficar mais interessantes.

Para a grande maioria dos negócios, ainda melhor do que o aumento do faturamento é o aumento do lucro: a diferença entre quanto se ganha e quanto se gasta.

Confiara mais uma de nossas dicas de marketing digital: Em empresas que aumentam suas taxas de conversão, é comum vermos um aumento de 10% no faturamento significar um aumento de, por exemplo, 50% no lucro.

Por que isso acontece? Simples. Quando você otimiza suas conversões, você está aumentando seus ganhos sem adicionar novos custos ao seu negócio.

Você gera mais vendas sem arcar com novos custos como, por exemplo, maiores investimentos em mídia ou comissões mais agressivas. Você está simplesmente deixando o seu site melhor.

Quanto menor a margem de um negócio, maior tende a ser o aumento percentual de seu lucro ao investir em Otimização de Conversão.

Seus visitantes não estão se tornando clientes? Assista a este Webinar e descubra como resolver isso: Como evitar que suas visitas de SEO e  Links Patrocinados continuem abandonando seu site sem se tornarem clientes

3 ) Custo de Aquisição de Cliente menor

Dicas de marketing digital

O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica extremamente importante. Muitas ideias brilhantes de negócio morrem diariamente porque não conseguiram atingir um CAC viável.

O CAC é o valor total que você precisa investir, em média, para conquistar um novo cliente. Quanto menor for o seu CAC, menos você precisa cobrar para ter lucro. Consequentemente, quanto menor o seu CAC, maior é a sua vantagem sobre seu concorrente.

E a redução do CAC é um efeito imediato de qualquer otimização na sua taxa de conversão. Pense comigo: digamos que a cada 100 visitas que você gera, uma se torna cliente. Se você otimiza seu site e ele passa a gerar dois clientes das mesmas 100 visitas, você está tirando mais dinheiro do mesmo recurso de antes: 100 visitas.

Por isso, se atente para mais uma de nossas dicas de marketing digital: Quanto mais clientes você consegue de uma mesma quantidade de esforço de divulgação, menor é o seu custo de aquisição.

4) Aumento do ROI de todas as fontes de tráfego

Dicas de marketing digital

Todos os seus esforços de geração de tráfego direcionam os usuários para algum lugar, certo? E esse lugar provavelmente é o seu site e suas respectivas Landing Pages.

Você já parou para pensar que quando você aumenta a taxa de conversão nesse site, você está aumentando o Retorno sobre o Investimento (ROI) de todos os seus gastos para geração de tráfego?

SEO, Adwords, Facebooks Ads, Inbound Marketing… O ROI de tudo aumenta quando você torna o destino desses esforços mais eficiente.

5 ) Possibilidade de investir mais em mídia de forma lucrativa

Dicas de marketing digital

Sempre quis superar aquele seu concorrente no Adwords que tem um CPC gigantesco mas não o faz porque o ROI da sua campanha ficaria negativo?

Basta aumentar a sua taxa de conversão e você terá automaticamente uma margem de manobra maior no seu CPC. Afinal, o seu retorno financeiro por visitante também será maior.

Quem tem uma taxa de conversão alta pode investir de forma mais agressiva em mídia do que seus concorrentes e continuar saudável.

E essa é uma vantagem competitiva gigantesca. Afinal, quando você tem, ao mesmo tempo, uma taxa de conversão mais alta e um número de visitas também crescente, você está no verdadeiro cenário de Crescimento Supersônico.

6 ) Ticket médio maior

shut-up-and-take-my-money

Dicas de marketing digital

Quem disse que Otimização de Conversão só serve para fazer uma primeira venda para o cliente?

Os mesmos princípios de CRO também funcionam perfeitamente para gerar vendas maiores ou novas vendas no caso de um e-commerce, por um exemplo.

No caso de negócios de venda recorrente, CRO também pode ser usado para vender planos mais caros ou serviços opcionais.

Tecnicamente, o trabalho é o mesmo.

7 ) Crescimento mais rápido do que os concorrentes

Dicas de marketing digital

Como você viu em nossas dicas de marketing digital, fazendo CRO, você melhora a eficiência de todos os seus esforços de geração de tráfego, você pode cobrar menos que seus concorrentes e você também aumenta seu lucro consideravelmente.

A consequência de tudo isso é que você irá crescer mais rápido do que seus concorrentes. E fazer isso em um período onde provavelmente toda a macro-economia estará crescendo é uma combinação para lá de virtuosa. E para modelos de negócios que precisam de crescimento acelerado para sobreviver, esse cenário é ainda mais sensacional.

Conclusão

Temos um ano de provável transformação econômica chegando. Quem explorar os próximos meses de forma eficiente, crescendo o máximo na velocidade mais alta possível, irá colher os frutos desse esforço por um bom tempo.

Como os exemplos acima provam, é certo que a Otimização de Conversão será uma ferramenta extremamente útil para quem pretende crescer em 2018. Você está preparado para fazer uso dela da melhor maneira?

Quer mais dicas de marketing digital e de Otimização de Conversão?

Sim? Então você deveria bater um papo conosco. Entregamos aumentos constantes de taxa de conversão para nossos clientes nos mais diversos mercados há anos. Provavelmente podemos te ajudar também.

Entre em contato e vamos agendar uma conversa sem compromisso para discutir as suas necessidades.

Confira este case de sucesso e descubra como a Rockcontent aumentou suas conversões em mais de 150%: Acessar Case

Comentários