GUIA simplificado de SEO para landing pages

por Rafael Damasceno

Você sabia que pode usar o SEO para landing page e otimizar suas páginas para mecanismos de pesquisa? Todo mundo já ouviu falar sobre SEO (Search Engine Optimization), mas geralmente em relação aos sites.

O SEO é um processo para tornar seu site e landing pages mais visíveis nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

A razão pela qual as pessoas otimizam seus sites é aumentar o tráfego orgânico (não pago), que é uma das maneiras mais baratas de atrair seu público-alvo. A mesma abordagem pode ser aplicada à criação de landing pages.

Quando alguém usa um mecanismo de pesquisa como o Google para fazer uma pergunta específica, você quer estar lá com a resposta.

Se sua landing page responder à pergunta, o usuário irá recompensá-lo se tornando um assinante ou cliente.

Neste artigo, compartilharemos as melhores práticas de SEO para landing page. Otimizações rápidas de implementar e que causarão um grande impacto no seu tráfego orgânico.

Por que é importante otimizar landing pages?

As landing pages otimizadas de acordo com as práticas recomendadas de SEO atrairão mais tráfego de pessoas que precisam de seus serviços. Como?

  • Os mecanismos de pesquisa entenderão melhor o objetivo de sua página e a classificarão mais alto nos resultados de pesquisa. Uma classificação mais alta. eleva o seu tráfego.
  • Os visitantes encontrarão facilmente sua página quando mais precisarem dela. Isso melhora a experiência deles, o que gera mais conversões.
  • As landing pages otimizadas aumentarão seu índice de qualidade da página, o que traz outros benefícios, como campanhas do AdWords mais baratas e eficazes.

Leia também: Qual é o tamanho ideal para sua landing page? Exemplos e dicas!

Quando usar táticas de SEO para landing page

O SEO é uma maratona, não um sprint. É importante saber quando vale a pena implementar SEO para landing page e quando não é.

A otimização das suas páginas não gera resultados do dia para a noite. As melhorias que você faz no seu site levarão tempo para os mecanismos de busca reconhecerem. Os resultados costumam levar meses para serem percebidos.

Se você está executando uma campanha de curto prazo, não desperdice seus esforços em SEO.

Você tem que definir suas expectativas para o longo prazo. Concentre seu tempo e esforço nas landing pages que você planeja manter por longos períodos de tempo (mais de 6 meses).

4 dicas de SEO para landing page​​

O SEO não precisa ser complicado. Fazer alguns ajustes pode ter um grande impacto nos seus resultados.

Os quatro principais passos para otimizar suas páginas com SEO para landing page são:

  1. Análise de palavras-chave
  2. Otimização da landing page
  3. Link building (ganhando backlinks)
  4. Análise e adaptação de resultados

1. Análise de palavras-chave para landing page

O primeiro passo do SEO para landing page é uma análise de palavras-chave. Uma análise de palavras-chave começa com a pesquisa de sua indústria, concorrentes, clientes em potencial e clientes existentes.

O objetivo de uma ferramenta de análise de palavras-chave é entender o volume, a concorrência e os resultados esperados das palavras-chave que você planeja usar para SEO. Faça as seguintes perguntas a si mesmo ao analisar palavras-chave:

  • Como os visitantes em potencial estão pesquisando seu produto ou serviço?
  • Como você classifica sua concorrência por palavras-chave diferentes?
  • Qual é o potencial da sua landing page ou site para o tráfego orgânico?

Veja como realizar uma análise de palavras-chave:

Etapa 1: crie uma lista de palavras-chave com base em como as pessoas pesquisam seu produto ou serviço.

  • Se for um produto ou serviço muito exclusivo, você pode perguntar às pessoas que frases elas usariam para pesquisá-lo.
  • Procure no Google por pesquisas sugeridas e relacionadas às suas principais palavras-chave.
  • Verifique as palavras-chave que seus concorrentes usam. O SEMrush (teste gratuito por 14 dias) ou o Ahrefs (avaliação de 7 dias) ajudam você a analisar palavras-chave e a fornecem insights mais profundos sobre seus concorrentes.
  • Para ideias de palavras-chave adicionais, você pode usar uma ferramenta gratuita como o Ubersuggest. Basta digitar sua palavra-chave principal e obter uma lista grande de palavras-chave relacionadas.

Etapa 2: se o seu site tiver várias páginas, agrupe as palavras-chave pelas categorias do seu site. Isso facilita a análise. Para as landing pages, você deve se concentrar em uma oferta e em um grupo de palavras-chave.

Etapa 3: depois de ter sua lista de palavras-chave, análise como seus concorrentes estão classificando para cada palavra-chave em relação ao desempenho de suas landing pages.

  • Sua landing page corresponde à intenção do usuário (isso é extremamente importante)?
  • Quais informações adicionais sua landing page precisa ou o que você precisa excluir para aumentar a relevância?

Uma coisa muito importante a ter em consideração são as palavras-chave long tail. Alguns nichos podem ser muito competitivos, com grandes negócios assumindo completamente os resultados da pesquisa, tornando quase impossível a classificação para negócios menores.

Nesse caso, você deve considerar mudar o foco da otimização da landing page de palavras-chave com muitas pesquisas e altamente competitivas para palavras-chave altamente segmentadas para um tópico específico, com um volume de pesquisa menor e um pouco menos competitivo.

Por exemplo, em vez de se concentrar no tópico “otimização de landing page”, convém restringi-lo a “otimização da landing page para mecanismos de pesquisa”.

Ao realizar a análise de palavras-chave, você entenderá quais palavras-chave long tail estão sendo pesquisadas e quais delas podem ser incorporadas à sua otimização.

2. Otimização de landing page para SEO

Quando você entende como os visitantes pesquisam seu produto ou serviço, a próxima etapa é incorporar suas palavras-chave em toda a sua landing page. Isso é chamado de otimização de página.

As principais palavras-chave devem ser incluídas no seu:

  • cabeçalhos
  • corpo do texto
  • texto alternativo da imagem (alt text)
  • metadados (título da página, descrição, URL)

Você não precisa mais ser um especialista em HTML para criar e otimizar as landing pages.

partes-landing-page

Fonte: Mailerlite.

Otimizar Cabeçalhos (H1, H2 e assim por diante)

O título da página é um dos primeiros elementos que seus visitantes veem quando seu site aparece em uma pesquisa do Google.

Ele deve descrever claramente o conteúdo da sua landing page e incluir sempre as palavras-chave mais importantes (tente inserir as palavras-chave mais importantes perto do início do cabeçalho).

Deve sempre ser marcado como <H1> no código. Também é recomendado o uso de sub-cabeçalhos para dividir o texto. Esses cabeçalhos devem conter palavras-chave diretamente relacionadas ao texto abaixo dele.

Portanto, é importante seguir algumas regras para aumentar a taxa de cliques e atrair visitantes qualificados:

  • Seja preciso no que sua página “oferece”
  • Fique dentro do limite de 55 a 60 caracteres para o seu título
  • Não escreva em CAPS LOCK
  • Mostre o nome do seu site no título
  • Escreva um título exclusivo para cada página

As mesmas dicas aplicam-se às meta descrições, exceto pelo limite de caracteres: o número ideal de caracteres é de 150 a 160.

Em geral, lembre-se de incluir suas principais palavras-chave em seus títulos e meta-descrições: isso permite que o Google indexe suas páginas em relação às palavras-chave que você está segmentando.

Observação: tome cuidado para não encher seu título e metatags com palavras-chave: não tem utilidade para os usuários e o Google pode até penalizá-lo por isso.

Otimizar o corpo do texto

O corpo do texto deve explicar o que você está oferecendo com mais detalhes.

Em vez de adicionar a palavra-chave várias vezes sem pensar, tente usar sinônimos da sua palavra-chave principal.

É importante que o texto seja natural, fácil de entender e forneça valor ao leitor. Não tente incluir tantas palavras-chave quanto possível apenas por causa disso.

Otimizar imagens (texto alternativo)

Os mecanismos de pesquisa não entendem as imagens. Por isso é importante adicionar uma descrição de texto (texto alternativo) às imagens, o que as torna legíveis para os mecanismos de pesquisa. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • Melhor opção – pense em um nome exclusivo para cada imagem que contenha palavras-chave de sua análise e descrição da imagem
  • Opção mais rápida – nomeie a imagem com o título da sua landing page. Se você tiver mais de uma imagem, use a mesma descrição com numeração. Por exemplo, “Como otimizar a landing page para obter mais assinantes # 1”, “como otimizar a landing page para obter mais assinantes # 2”.

Para verificar rapidamente se uma imagem tem texto alternativo, você pode fazer o seguinte no navegador Chrome:

Clique com o botão direito na imagem> Clique em “Inspecionar”> Verifique se a imagem tem o atributo “alt”.

Metadados

Metadados de SEO é o texto que aparece nas páginas de resultados dos mecanismo de busca (também chamado de SERP)

Os metadados incluem o título da página, URL e meta descrição. Esses três elementos têm um impacto direto sobre se alguém clica no seu resultado ou se muda para outro.

Meta título

Deve ser descritivo e explicar os principais benefícios da sua página e o que as pessoas devem esperar dela.

  • O tamanho do título do meta deve ser de 50 a 60 caracteres;
  • Coloque a palavra-chave mais importante mais próxima do início da frase;
  • Quando possível, use listas numeradas (por exemplo, 5 dicas para SEO), pois elas tendem a aumentar a CTR (taxa de cliques).

É importante observar que o meta título não afeta apenas a probabilidade de um clique, mas também afeta diretamente o modo como o Google classifica sua landing page.

URL (o endereço da sua página de destino)

Deve incluir sua palavra-chave principal. É uma boa prática usar texto semelhante em seu URL e título de meta.

Meta descrição

É uma explicação mais detalhada da sua landing page. Esta é a sua oportunidade de atrair as pessoas a clicarem, descrevendo o valor que você oferece, porque você é melhor do que seus concorrentes e por que eles devem ir para sua página.

> O tamanho da descrição do meta deve ter até 160 caracteres
> Teste a descrição porque o Google às vezes corta o texto
> Inclua um CTA (call to action) no final da meta descrição

Sua meta descrição tem um grande impacto em ajudar os usuários a decidir clicar em sua página de destino. Ao descrever claramente a proposta de valor, você direcionará um tráfego relevante de pessoas que realmente precisam de seu produto ou serviço.

3. Link building

Os backlinks (links para sua landing page de outros sites) são um dos mais importantes fatores de classificação fora do site usados ​​pelos mecanismos de pesquisa.

Backlinks são como votos para o seu site – quanto mais alta qualidade e sites relevantes vinculam à sua landing page, melhores resultados você pode esperar.

Regra “qualidade sobre quantidade” é muito verdadeira quando se fala de backlinks. Um link do site oficial terá muito mais peso do que poucos links de um site de baixa qualidade (pelo contrário, os links de um site de baixa qualidade podem até prejudicar seus resultados).

Se você tem a chance de ganhar alguns backlinks fáceis para a sua landing page, eles podem te dar um impulso que você precisa. Algumas maneiras fáceis de ganhar backlinks:

  • Use os contatos que você tem – basta solicitar o link onde for apropriado
  • Sites de nicho que podem achar seu conteúdo útil
  • Compartilhe seu conteúdo em fóruns ou postagens em blogs em discussões relevantes
  • Verifique seus concorrentes e use as mesmas fontes que eles usam para os backlinks
  • Amplie seu conteúdo usando as mídias sociais (mesmo que os links das mídias sociais não ofereçam um impulso direto, isso dará à sua página uma percepção adicional).

4. Análise e adaptação dos resultados de SEO para landing page

A última etapa do SEO para landing page nos mecanismos de pesquisa é acompanhar seus resultados. Se você não medir o desempenho, nunca saberá se elas está adequadamente otimizadas.

As coisas mais importantes a seguir são o tráfego orgânico e as taxas de cliques. Você pode acompanhar essas métricas usando ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Google Search Console.

Para acompanhar seu tráfego orgânico e conversões usando o Google Analytics, acesse Aquisição> Todo o tráfego> Canais> Orgânicos e selecione o intervalo de dados. Filtre as landing pages específicas que você deseja analisar.

Para acompanhar sua posição de palavra-chave e taxa de cliques usando o Google Search Console, acesse “Desempenho” e filtre seus resultados por intervalo de datas, páginas, consultas ou outros filtros.

Dependendo do desempenho da sua página, você pode fazer pequenos ajustes para melhorar o tráfego orgânico.

Por exemplo, se você perceber que a taxa de cliques no Google está caindo drasticamente, faça algumas alterações nos metadados, como uma call to action mais forte.

Ou, se você tiver uma alta taxa de rejeição em sua página de destino, altere os cabeçalhos ou o corpo do texto para descrever melhor a premissa da página.

Lembre-se, não há uma fórmula definida para o sucesso. Depende muito da sua mensagem e do comportamento de seus visitantes em potencial.

Ao acompanhar os resultados e otimizar, você aprenderá mais sobre seu público e melhorará os resultados ao longo do tempo.

Agora é a sua vez! Coloque em prática essas estratégias de SEO para landing page. Esperamos que você tenha sucesso.

E se você quer colocar a conversão do seu site em outro nível, nós da Supersonic temos a busca incessante por melhores taxas de conversão no nosso DNA.

Estamos sempre analisando em cima de dados as melhores estratégias de conversão. Converse com nossa equipe para conhecer melhor nosso trabalho e como podemos te ajudar.

Comentários