9 técnicas realmente eficientes para aumentar a conversão de leads

por Rafael Damasceno

A maior preocupação das empresas, atualmente, segundo dados de pesquisa, é encontrar formas mais efetivas de aumentar o tráfego em seus sites e gerar leads.

taxa de conversão de leads

E a forma como a maioria das empresas pretende fazer isso, segunda a mesma fonte (State of Inbound Stats – 2017), é por meio da prática de inbound marketing.

Taxa de conversão de leads

Nesse contexto, o aumento da taxa de conversão de leads atraídos para seu site é fundamental.

Para ajudar você a alcançar este objetivo de fazer a otimização de conversão de seu site ou landing page, pesquisamos e selecionamos 9 técnicas que têm se mostrado excelentes para isso.

Confira agora mesmo e use em seu negócio.

9 dicas para aumentar a taxa de conversão de leads em suas páginas

1- Criar páginas específicas para cada palavra-chave otimizada

Muitos sites se preocupam em fazer um trabalho forte de SEO para encontrar as melhores palavras-chave e empregar em suas páginas para atrair um público mais qualificado.

Mas na hora que essas pessoas chegam ao site, todas elas são direcionadas para a mesma homepage.

Uma maneira de aumentar a taxa de conversão de leads é criar páginas específicas, otimizadas para diferentes palavras-chave.

Veja 3 exemplos de homepages do HEFLO, um software BPM.

Os 3 benefícios principais que um software deste tipo pode trazer para uma empresa são Modelar Processos, Documentá-los e Automatizá-los. Dependendo da palavra-chave usada na busca, o visitante é direcionado para uma landing page diferente, com títulos e textos especialmente criados para suas necessidades e interesses, veja:

Palavra-chave Software de Modelagem de processos

Taxa de conversão de leads

Palavra-chave Ferramenta de Documentação de processos

Taxa de conversão de leads

Palavra-chave Sofrware de Automatização de processos de negócios

Taxa de conversão de leads

2- Remover distrações e usar mais espaços em branco

Se seu objetivo é aumentar a taxa de conversão de leads, evite distrair seus visitantes cortando tudo que for desnecessário. Em algumas páginas de conversão chegam a retirar o menu de navegação, mantendo o mínimo de elementos possível.

Outro detalhe importante: não tenha medo de espaços em branco, eles ajudam os usuários a focarem no que mais interessa para você.

Veja como a landing page da Venki tem apenas 3 elementos sobre um fundo bastante discreto: logo, título e Call to Action:

Taxa de conversão de leads

Para fazer estudos mais adequados dos pontos de distração, use os chamados heatmaps, como descrito nesta postagem: Você não sabe o que é Hotjar? Descubra e use em seu site!

3- Diminua o tamanho de textos e títulos

A própria página da Venki já é um exemplo disso. Da mesma forma que muitos elementos distraem seus visitantes, textos longos podem ter o mesmo efeito.

Segundo um estudo da Hubspot, entre 6 e no máximo 13 palavras em um título de blog, por exemplo, são os mais efetivos para aumentar sua visitação.

Fazemos uma alerta aqui sobre a importância dos testes A/B para confirmar esta tendência no caso específico de sua empresa. Aliás, este alerta serve para todas as informações passadas nesta postagem, na verdade.

4- Usar o CTA e formulários “above the fold”

Colocar o Call to Action ou o formulário (ou ambos) na parte superior da página, aquela que é visualizada assim que acessada pelo usuário, garante-se, no mínimo, uma maior probabilidade de que ele vai ver estes dois elementos, caso não prosseguia rolando a página mais para baixo para continuar a leitura.

E isso é confirmado por pesquisas que mostram que 80% dos usuários passam, em média, 13 segundos na parte “above the fold” da página antes de usar o scroll, veja:

Taxa de conversão de leads

5- Seja mais criativo nos CTA e nos títulos de seus formulários

CTAs pobres e curtos, do tipo: “enviar” (em inglês se usa muito “submit”), tem baixíssimo engajamento, veja estes gráficos sobre a performance de palavras para CTA em inglês (nos EUA), mas que podem servir de parâmetro para nós:

Taxa de conversão de leads

 

Taxa de conversão de leads

Use expressões como “aumentar vendas agora”, ou “quero presentear minha família”, que associam o benefício de clicar no botão.

Os títulos dos formulários devem ter 3 características principais:

  • Deixar claros os benefícios
  • Ser bastante objetivo
  • Ter forte relação com a promessa feita na origem do lead

Veja mais dicas sobre títulos nesta postagem: 7 Técnicas de copywriting para turbinar suas páginas

6- Diminuir o tamanho dos formulários

Essa é uma dica para aumentar a taxa de conversão de leads bastante óbvia, mas que nem todos seguem.

A relação entre o número de campos a preencher e a taxa de conversão de leads é inversamente proporcional porque ninguém tem tempo ou paciência para se demorara nessa tarefa.

Mas, por outro lado, é importante sempre captar o máximo de informações de um lead, para poder qualificá-lo melhor.

A dica é ir aumentando o número de campos do formulário conforme a posição do lead no funil de vendas se aproxima da base (pois ele estará mais disposto a dar informações em troca do material oferecido) e também em função da profundidade do material.

Infográficos e checklist têm menos campos no formulário, enquanto e-books ou pesquisas de mercado podem ter mais campos.

Veja a diferença no número de campos destes 2 formulários usados pelo LAHAR:

taxa de conversão de leads

7- Incluir campos auto completáveis e campos opcionais

Outras formas de otimizar a taxa de conversão de leads sem sacrificar a coleta de informações são:

  • Crie alguns campos não obrigatórios, alguns leads podem completá-los espontaneamente
  • Use seu sistema de automação de marketing para auto completar campos de leads que já os completaram em outras visitas.

8- Deixar clara sua política de privacidade para o cliente

Muitos visitantes temem ser bombardeados por spam ou que suas informações sejam usadas de forma indevida. Uma simples frase esclarecendo isso, como no detalhe destacado neste formulário da MindMiners, pode fazer toda diferença na sua taxa de conversão de leads:

taxa de conversão de leads

9- Usar vídeos explicativos

Segundo uma postagem de Neil Patel, um vídeo explicativo colocado em sua Homepage aumentou a taxa de conversão em 64%.

Dependendo da complexidade de sua solução, um vídeo pode ser a melhor forma de explicar rapidamente (de preferência em torno de 2 minutos) e em detalhes todos os benefícios de sua solução.

Veja um exemplo de homepage com vídeo explicativo:

taxa de conversão de leads

Que achou dessas 9 dicas de como aumentar a taxa de conversão de leads? Se quiser saber mais sobre o assunto Otimização de Conversão, confira: O que é otimização de conversão

Comentários