Como técnicas de copywriting podem aumentar conversões

por Rafael Damasceno

Não basta pesquisar, conhecer seu público e ter claros os objetivos do seu texto. A boa técnica de copywriting exige que seu conteúdo seja informativo e relevante, sem ser maçante; persuasivo, sem ser promocional; profundo e baseado em fatos, sem perder a fluidez.

É, a vida de copywriter não é fácil!

Nesta postagem, vamos passar para você 7 técnicas de copywriting que são amplamente usadas e trazem excelentes resultados.

Mas fique atento: como em tudo que se refere à otimização de conversão (objetivo fundamental do copywriting), você deve sempre analisar dados e fazer testes, refinando seu texto em novas versões por meio de testes A/B, a única maneira realmente efetiva de se assegurar dos melhores resultados.

7 técnicas de copywriting: aprenda a escrever textos persuasivos

Antes de passarmos às técnicas de copywriting, é importante ter em mente que este tipo específico de escrita tem um objetivo comercial. Isso não significa que seu texto vai estar cheio de ofertas e exclamações apelativas, não é isso.

O que queremos deixar claro é que existem técnicas para se escrever um texto jornalístico, um romance, um conto, dissertações e até para cartas de amor. E a técnica de copywriting não segue, necessariamente, as mesmas regras destas outras, quando é usada em marketing digital.

Por isso, esqueça um pouco do que aprendeu com seu professor de redação, e lembre-se que este tipo de escrita tem outros objetivos e, por conta disso, outras técnicas.

Vamos a elas?

1- Crie títulos atraentes

Esta é a primeira regra e uma das mais importantes, pois o título pode tanto atrair o leitor quanto despertar sua curiosidade para a leitura. Confira algumas dicas clássicas de como fazer bons títulos:

  1. Use números no início do título
  2. Use, no máximo, 65 caracteres
  3. 6 palavras são suficientes
  4. Desperte a curiosidade com perguntas, por exemplo: Você conhece a fórmula para escrever bons títulos?
  5. Fale diretamente com o leitor, use o pronome você
  6. Use adjetivos legais e interessantes em seus títulos
  7. Em títulos, palavras negativas chamam atenção
  8. Use dados impressionantes: 10 exemplos de títulos que geraram 100 mil visualizações
  9. Seja específico, vá direto ao assunto, por exemplo: como escrever bons títulos
  10. Fórmula do título clássico: Número + adjetivo + palavra-chave + benefício. Por exemplo: 10 incríveis maneiras de criar títulos engajadores

2- Proporcione escaneabilidade

Esta é uma das técnicas de copywriting que pode fazer a diferença na hora do leitor decidir se vai começar a ler seu texto ou se vai abandonar a página.

Basicamente, a escaneabilidade permite ao leitor entender rapidamente, batendo os olhos no texto, do que ele trata, quais são os assuntos principais e qual o nível de detalhamento de cada um deles.

Para isso, recomenda-se usar títulos divididos em subtítulos, listas de tópicos (bullets) e tabelas.

Outra dica: inclua um subtítulo logo abaixo de alguns títulos (linha fina) para deixá-los mais claros.

3- Facilite a leitura e dê ritmo a ela

Existem diversas técnicas de copywriting que auxiliam seus textos a ficarem mais fluídos e de fácil leitura.

Parágrafos longos costumam “espantar” os leitores. Por isso, empregue parágrafos curtos de até 5 ou 6 linhas. O leitor consegue respirar entre eles.

Outra dica é alinhar o texto à esquerda, não use textos blocados, pois tornam a leitura maçante.

Por fim, não crie um texto enorme sem pausas, use os subtítulos para dividi-lo a cada 4 ou 5 parágrafos, no máximo.

4- Evite repetir palavras

Isso mostra variedade de vocabulário e faz com que o leitor acredite que quem escreveu o texto é uma pessoa culta e inteligente, que conta com um grande repertório, trazendo credibilidade a seu conteúdo.

5- Não use palavras muito difíceis ou longas

Quando as pessoas encontrarem palavras que não compreendem direito ou tem dificuldade de ler, isso gera uma sensação desagradável para elas, de confusão mental, fazendo-as associar seu texto com uma linguagem pouco clara e argumentos falhos.

6- Use metáforas e exemplos

Quando algum conceito parecer mais complexo, contextualizar com metáforas e exemplos faz com que o leitor se conecte a situação e a compreenda mais facilmente.

Quanto mais próximo da realidade prática do leitor for o exemplo, mais ele se identificará com ele, tornando seus argumentos mais convincentes e persuasivos.

7- Use a voz ativa

Compare estas duas frases:

  • Algumas interessantes técnicas de copywriting são passadas neste texto.
  • Exte texto passa interessantes técnicas de copywriting.

Qual das duas foi mais fácil de entender? Frases na voz ativa são tornam mais persuasivas pois são bem menos complexas, levando o argumento a ser entendido mais rapidamente.

Como você viu, as técnicas de copywriting tem objetivos específicos, que são a persuasão do leitor e a aumentar a taxa de conversão.

Veja mais dicas de como conseguir isso nesta postagem de nosso blog: O que é Copywriting? Conversão com persuasão!

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