Webinar: a importância da usabilidade mobile na conversão de vendas

por Rafael Damasceno

Um dos temas mais quentes da atualidade é a usabilidade mobile.

E é fácil entender a razão. Muitos grandes sites no Brasil e no mundo já chegam a ter a maioria dos seus visitantes vindo de aparelhos móveis.

E segundo cálculos do eMarketer, em 2016, cerca de metade da população do Brasil (100 milhões de pessoas) já estará acessando a internet por dispositivos móveis.

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Mas apesar do enorme tamanho desse mercado e seu acelerado crescimento, a qualidade dos sites em geral em aparelhos móveis é, normalmente, sofrível.

Para auxiliar você entender mais sobre a usabilidade mobile, gravamos um vídeo com todas as dicas sobre este assunto, confira algumas das informações que você vai encontrar ao assisti-lo.

 Veja também: Como Criar Landing Pages Eficientes: O Guia Definitivo

Palestra: a importância da usabilidade mobile ao criar um site

Erros básicos são cometidos. “Boas práticas” falsas são assumidas erroneamente.

E para ajudar a mudar esse angustiante cenário, decidi gravar uma palestra online com o tema: Como criar um site mobile que transforma visitas em clientes.

No vídeo, ensino a evitar diversos erros que seus sites mobile estão cometendo hoje e ainda mostro técnicas que nós mesmos usamos na Supersonic para aumentar as conversões de nossos clientes.

Para assistir ao vídeo, basta acessar o link abaixo e inserir seus dados:

http://aprenda.gosupersonic.com.br/webinar-cro-para-mobile/

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Confira alguns dos temas e dados discutidos neste webinar sobre usabilidade mobile:

Vendas por celular aumentam 3 vezes mais rápido

Sim, está é uma verdade que quem está antenado com o mercado já sabe. As vendas por desktop tem tido crescimento, mas não se comparam com as vendas por celular, que já chegam a quase 50% ao ano.

Na verdade, metade dos brasileiros já acessam a internet via smartphone.

65% das compras online começam em um smartphone

Isso significa que muitas vezes o fechamento da compra acontece no desktop, mas a pesquisa começou no smartphone, no dispositivo móvel.

Pense bem: quantas vezes você estava no ônibus ou no táxi e aproveitou esses momentos de deslocamento para pesquisar um produto ou serviço na internet, ou conferir suas mídias sociais?

Esses dados fazem bastante sentido! Ao chegar em casa, você foi ao desktop e continua suas pesquisas ou a ver suas mídias sociais de onde havia parado.

E mais: só 25% das pessoas que fecham uma compra pelo desktop começaram a pesquisar por ali, a maioria pesquisou antes no smartphone ou outro dispositivo móvel.

Esses dados só reforçam a importância da usabilidade mobile no auxílio da conversão de vendas.

É preciso ir além do site responsivo

Um site responsivo pode ajudar bastante, mas o ideal é fazer um site especificamente pensando na usabilidade mobile, pois as experiências e usos no mobile e no desktop são bem diferentes.

O usuário de dispositivos móveis tem o costume de ser mais ágil e apressado, ele quer objetividade.

No desktop, há mais tempo e calma, o usuário quer ver todos os detalhes para ser convencido a comprar.

Por isso, não é só a mera mudança de fontes, larguras de telas e outros detalhes que vai funcionar: é preciso pensar de forma diferenciada para cada layout e, principalmente, conteúdo.

E isso não é verdade apenas no seu site e e-commerce. Seu e-mail abre bem no mobile?

Sem falar nas mídias sociais, que também precisam ter uma boa usabilidade no mobile. 50% dos acessos no Facebook são feitos por dispositivos móveis e, mais que isso, 30% dos  usuários só usam o Facebook via mobile.

A maioria dos acessos a smartphones são feitos de casa

60% dos acessos via smartphones são feitos da residência das pessoas e, no caso de tablets, isso chega a quase 80%.

Isso quer dizer que apesar de desejarem rapidez e objetividade, esses usuários podem se aprofundar em assuntos que sejam de seu interesse, se seu conteúdo for adequado para eles.

Na verdade, as mesmas pessoas acessam seu site e seu e-commerce de diferentes dispositivos.

Portanto, a usabilidade mobile tem que ser pensada dentro deste contexto amplo, com complementariedade de conteúdos e experiências.

90% dos usuário usam as telas de diferentes dispositivos de forma sequencial, para acompanhar um assunto de seu interesse ao longo do tempo.

Normalmente, existe uma sequência de ações deste tipo:

  1. Reconhecimento de necessidades
  2. Pesquisa
  3. Avaliação de alternativas
  4. Compra

Portanto, a usabilidade mobile é apenas um dos elementos desta jornada de compra de seu cliente, que pode estar mudando de canal em diferentes momentos deste funil de vendas.

Confira também: Aumente sua taxa de conversão usando o sistema de recompensa e punição

Que achou dessas dicas e dados de usabilidade mobile? Quer saber mais sobre o assunto e com todos os detalhes?

Não perca tempo. Assista ao vídeo e comece a tapar agora os buracos onde seu site mobile está sangrando dinheiro: ACESSAR WEBINAR AGORA

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